EDACE

A Escola de Dança Arte e Cultura Espanhola (EDACE) foi criada em 1987, por Tina Leiro Seoane, Pilar Fernandez Blanco e Silvana Gonzalez Cal, com o objetivo de promover e preservar o intercâmbio e a diversidade de tradições entre Brasil e Espanha. Mais de 2.500 alunos e alunas já passaram pelo tablado da instituição.

Mesmo após a transferência do clube para Ondina, em 1975, a dança era praticada apenas como hobby por alguns descendentes, sobretudo para a festa da hispanidade, no mês de outubro.  A situação só se transformaria em 1987, por solicitação de Tina, quando o presidente José Trigo desativou uma das saunas do clube para a criação da EDACE.

Desde então, nos tornamos cada vez mais organizados e profissionais, com métodos, graus a serem alcançados e um repertório para ser cumprido.

Dez anos mais tarde, uma reforma no espaço, feita pelo presidente Demétrio Garcia, possibilitaria a ampliação do número de alunos e do quadro docente. Além dos espetáculos anuais e em grandes festivais do país, a Maresmeralda Companhia de Dança Espanhola, grupo profissional da EDACE, já se apresentou cinco vezes em terras espanholas, em festivais regionais em Pontevedra e nas celebrações pelo Dia da Galícia Exterior em Santiago de Compostela, Coruña (5 edições-sendo a última em 2010).

A EDACE tem um papel importante para a sobrevivência da cultura espanhola na Bahia, mantendo a tradição, conservando as raízes e olhando sempre para o futuro. Vale destacar que 98% dos espanhóis que vivem aqui é de descendência galega, por isso, nos últimos anos temos reforçado o ensino de bailes, cantes e instrumentos da Galícia. “As Meigas” são o grupo de cantadeiras, percussionistas e bailarinas galegas da EDACE.

Durante todos estes anos temos contado com o apoio da Xunta de Galicia que proporciona cursos de atualização em baile regional, percussão, canto e gaita de fole para alguns de nossos professores.

Para comemorar os 20 anos, a EDACE realizou o 16º espetáculo Emoções, no mês de junho de 2007, no Teatro Castro Alves, em prol do Instituto de Cegos da Bahia, apresentou-se no Festival de Flamenco de São José dos Campos SP e promoveu dois workshops de dança com os professores Andréia Souza e Fábio Rodrigues (SP). E ainda seu espetáculo anual FLASH 20 anos, no teatro do ISBA.

Nos seus 21 anos realizou “Emoções 17 anos” no TCA para comemorar os 75 anos do Instituto dos Cegos da Bahia, apresentou-se no Festival de Flamenco de São José dos Campos SP, trouxe grandes professores para cursos exclusivos: Fábio Rodrigues, Deborah Nefussi, Irene Madureira, Rafael Aguilar e Miro Regueira Castañon (este enviado pela Xunta de Galicia).Apresentou ““Por la Ventana…”” no teatro ISBA dias 29 e 30 de Novembro de 2008.

Em 2009 além de Emoções no TCA, apresentou “A Grande Dança” baseada nas “Quatro Estações” de Vivaldi no ISBA em seu espetáculo anual.

Em 2010 volta a participar do “V Dia da Galicia Exterior” em Santiago de Compostela e ao mesmo tempo do espetáculo Emoções. Em Novembro, apresenta “Olhares/Miradas” convidando JKL Jazz,Escola Contemporânea de Dança, Balé Jovem de Salvador e EBATECA Graça, para se juntar ao grupo e trazer novos olhares sobre os temas espanhóis.

Para 2011 a escola se estruturou e cresceu, abrindo uma nova unidade em Villas, e realizou no final do ano o espetáculo Baila no teatro do ISBA. Com a participação especial da Escola Contemporânea, e do bailarino Leonardo Muniz.

Para o ano de 2012, completando 25 anos, a EDACE preparou grandes eventos como cursos especiais de galego e flamenco, com bailarinos internacionais convidados.

MATRÍCULAS ABERTAS E GRATUITAS!
Início das aulas: 11 de Março de 2019

Dança Espanhola e Galega para crianças a partir de 6 anos, adulto intermediário e avançado, e novas turmas para iniciantes.
Entre em contato conosco e faça sua matrícula!

Unidades na Escola Contemporânea de Dança (71) 3235.9650 e no Clube Espanhol (71) 3194.0250. • Isabel (71) 98122.6396

EDACE, O FOLCLORE ESPANHOL NA BAHIA NASCEU AQUI!

Venha dançar com a EDACE! Esperamos por vocês!