Squash

 

O Squash é um esporte antigo, que surgiu por volta do começo do século XIX. O Squash é uma modalidade que se caracteriza por haver "trocas de bola" de altíssima intensidade e de curta duração. O aumento da FC (frequência cardíaca) no decorrer dos games pode variar entre 94 e 100% da frequência cardíaca máxima prevista para cada indivíduo. As movimentações dentro da quadra exigem um alto grau de coordenação motora aliado a uma série de deslocamentos em velocidade. Isso faz com que o atleta desenvolva um alto índice de resistência de força e de elevada potência aeróbia.

O objetivo deste estudo é identificar as capacidades físicas e os sistemas metabólicos envolvidos na prática do Squash. Com base nessas informações, o futuro atleta poderá dispor de um conjunto de informações que possam orientá-lo de uma forma mais correta e com o respaldo científico necessário.

Apesar de ser uma modalidade antiga e muito popular em países como Inglaterra, Paquistão, Canadá, Austrália e no Brasil recentemente, a divulgação desse esporte tão eficaz nos resultados físicos e coordenativos não é muito explorado e nem divulgado, portanto, é importante salientar o quanto essa atividade beneficia para a saúde de uma pessoa junto a isso a um local adequado e com toda a estrutura que o Clube Espanhol pode oferecer.


Compreendendo o squash

Fundamentos e jogadas

Os principais fundamentos do Squash são:

Paralela: rebater a bola para que ela retorne na mesma direção.

Cruzada: rebater a bola com o objetivo de inverter o lado do jogo para deixá-la mais longe do adversário, dificultando a sua rebatida.

Boast: jogada realizada com as paredes laterais em que a bola chega à parede central com menor velocidade, obrigando o jogador a se deslocar e assim evitar o segundo quique da bola no solo.

Lob: a bola faz uma parábola por cima do jogador com o objetivo de obrigá-lo a ir ao fundo da quadra.

Voleio: rebater no ar sem deixar a bola tocar no solo. Tem a função de intensificar o jogo e dificultar o posicionamento adversário.

Nick: depois de tocar na parede frontal, a bola acerta no ponto de junção da parede lateral com o solo e não quica mais, impedindo a resposta do adversário.

Regras

Há necessidade de a bola sempre tocar na parede frontal antes de atingir o solo;

A bola pode quicar somente uma vez no solo depois de bater na parede frontal;

O saque deve ser efetuado acima da segunda demarcação e abaixo da terceira linha da parede frontal;

O árbitro pode instituir o LET quando considerar que o ponto deve ser novamente disputado, ou STROKE, dando o ponto a um jogador por julgar que este foi prejudicado pelo adversário na sua vez de rebater.

Pontuação

A contagem oficial da World Squash Federation é a 9 pontos com vantagem, só o sacador faz pontos, se o recebedor ganhar a jogada ele obtém a vantagem a o direito de sacar.

Todos os games acabam em 9 pontos, exceto quando há empate em 8 pontos, cabendo ao recebedor determinar se o game acaba em 9 (set one) ou 10 (set two) pontos.

Para torneios amadores, tem se usado à contagem americana que é até 15 pontos sem vantagem. Todos os "rallys" valem pontos. Se houver empate em 14 pontos, o recebedor determina se acaba em 1 (set one) ou 3 (set three) pontos.


REGULAMENTO DE SQUASH

 


Curriculum

Instrutor: Alex Marcio Tabosa Nascimento

Experiências Profissionais

  • Campeão Brasileiro Baiano de Squash;
  • Participou de campeonatos Baianos;
  • Aulas personalizadas em academias renomadas com quadras esportivas caracterizada para a atividade de squash, como, por exemplo, Academia Vila Forma, Academia Tony Granjo;
  • Aulas individuais em quadras de condomínios voltadas para a atividade do squash.

 

Arquivos:
Tabela de Preço dos Esportes POPULAR
(79 Votos)
Data Terça, 07 March 2017 14:42 Tamanho do Arquivo 1010.56 KB Download 5,655.00 Download
 

Próximos Eventos

  • 1